"Existimos para amar a Deus, com todo o coração, alma, entendimento, e com todas as forças, e amar ao próximo como a nós mesmos"

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

SEGUNDA12-01-09

...Podemos agradar a Deus?
Texto bíblico – Hebreus 11:4-6“ pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois da morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoado dos que o buscam.”

Texto complementar: Romanos 3:21-28

Pensamento do dia:
À medida que lemos a história de Caim e Abel em Génesis 4 questionamo-nos “porque terá Deus aceitado a oferta de Abel e rejeitada a de Caim?” (talvez se possa fazer uma ligação entre o sacrifício animal e as peles que Deus deu como veste para que pudessem estar perante ele – algo que a folha da figueira não poderia cobrir: ver Génesis 3:7 e 21. Abel seguiu a “tradição divina” e Caim agiu à sua maneira). Independentemente dos significados que os sacrifícios pudessem ter aqueles dias, o livro de Hebreus aprofunda este tema ainda mais. Aponta para a atitude de Abel: por fé. Por outras palavras, até o sacrifício “correcto” fica sem efeito se atitude do coração não for a correcta (Isaías 1:11-17). Não conseguimos impressionar Deus como que fazemos – mas podemos abrir-lhe os nossos corações e iniciar uma relação com Ele. Ao tomar aquela atitude, Abel – muito antes de Abraão (ver Génesis 15:6) – foi reconhecido pela sua rectidão e Enoque agradou a Deus. Se nós, tal como Enoque, queremos “andar com Deus” (ver Génesis 5:21-24) só o podemos fazer pela fé entregando-lhe as nossas vidas. A tradução grega da história de Enoque utiliza a expressão “agradar a Deus”. A fé de Enoque e a sua confiança agradaram tanto Deus que Ele o arrebatou (e nós iremos gozar desta mesma esperança celestial. Ver Tessalonicenses 3:13-18). No nosso encontro com Jesus, vemos algo semelhante, muito antes de Paulo explicar o significado da fé como fundamento de uma vida com Deus, o Senhor reconhece e louva a fé daqueles que vêem até Ele. (Mateus 8:10,11). Ele preocupa-se com o ambiente de pouca fé e descrença em que os discípulos viviam. (Mateus 8:26; 13:58)


Adoração e Acções de Graça
-O dom da justiça através da fé

Intercessão
-A protecção da nossa fé; vigiarmos as nossas vidas; a fé deveria ser a forma visível das nossas vidas
-A unidade entre os cristãos
-Movimentos de oração

Sem comentários: