"Existimos para amar a Deus, com todo o coração, alma, entendimento, e com todas as forças, e amar ao próximo como a nós mesmos"

sábado, 17 de janeiro de 2009

SÁBADO 17-01-2009

…vivendo consistentemente
Texto bíblico – Hebreus 11:24-28 “Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha do Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado; porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egipto, porque contemplava o galardão. Pela fé, ele abandonou o Egipto, não ficando amedrontado com a cólera do rei; antes, permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível. Pela fé, celebrou a Páscoa e o derramamento de sangue, para que o exterminador não roçasse nos primogénitos dos israelitas.”

Texto complementar: Romanos 12:1,2

Pensamento do dia:
Ontem reflectimos sobre a bênção dos pais que se envolvem nas vidas dos filhos. Hoje o texto é um exemplo clássico da bênção que traz esta prática. Lemos acerca de um homem que foi separado da sua família, ainda bebé, e que foi criado fora do seu meio ambiente. Será que se perde o sentido da direcção da vida? Não, nunca! Pelo contrário, ele reconheceu o fino contraste entre o luxuoso conforto do meio pagão e o poder espiritual das suas raízes.
Podemos pensar que uma pessoa que se tornou, por acaso, parte da família Real agarre todas as oportunidades que se lhe apresentem. Mas realmente, este homem (de quem alguns têm tanta inveja) entendeu a hipocrisia de todo aquele brilho e fascínio. Não era ali que encontraria a vida. Em vez isso ele encontrou a verdadeira vida no apelo do seu povo: um povo que apelava à convivência com Deus, desde os dias de Abraão. Pertencer a este povo, partilhar das suas promessas recebidas, tornou-se na sua razão de viver e orientação para toda a sua carreira: um caminho que o levou a ser amaldiçoado, a uma queda socioeconómica e por fim a partilhar o mesmo sofrimento e opressão do seu povo; até que, por vontade de Deus, este foi libertado.
Moisés não permitiu ser tentado pelas contingências da sua vida, mas, pelo contrário, encontrou caminho nas suas raízes. Por isso a sua vida tornou-se capaz de ser moldada pela presença de Deus. E reverência a Deus libertou-o de temer o povo e daqueles cujo favor não lhe trazia vida. Encontrou a sua verdadeira casa naquelas raízes, onde eram derramadas o poder da vida.


Adoração e Acções de Graça
-O plano e omnipresença de Deus.
-O amor de Deus pelos judeus.
-Agradecer a Deus pelas raízes sobre as quais podemos construir a nossa fé.

Intercessão
-Sabedoria; discernimento e capacidade de decidir o bem; coragem; fé; santidade; chamada…
-Perda de orientação e confusão ética…

Sem comentários: