"Existimos para amar a Deus, com todo o coração, alma, entendimento, e com todas as forças, e amar ao próximo como a nós mesmos"

domingo, 18 de janeiro de 2009

DOMINGO 18-01-2009

…encarando o futuro
Texto bíblico Hebreus 11:30,31 “ Pela fé, ruíram as muralhas de Jericó depois de rodeados por sete dias. Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.”

Texto complementar: Hebreus 12:1-3

Pensamento do dia:
A conquista de Jericó por Josué não é um tema simples. Será que Deus toma partidos? É preciso que uma arte seja destruída para a outra ficar com a terra? Génesis 15 e 16 dá-nos uma perspectiva mais profunda deste tema (nos dias de Abraão a medida de iniquidade dos amorreus ainda não estava cheia; mas esta já se encontrava cheia nos dias de Josué). O julgamento divino sobre os cananeus, comparável à queda de Sodoma,é a prova do juízo de Deus sobre um mundo a clamar por julgamento, deus não deseja a morte ao pecador, mas sim o seu arrependimento para que viva (Isaías 18:31-32). O exemplo de Raabe mostra-nos que, ainda que estamos no lugar em que o julgamento de Deus está a ser derramado, existe a possibilidade de nos arrependermos e sermos salvos. Jesus disse que era mais provável uma meretriz entrar no céu do que um justo (Mateus 21:31,32). É assim que acontece aqui. Raabe percebeu claramente que a chegada dos israelitas era o derramar do julgamento de Deus para aquela cidade decadente, por isso agiu de acordo com esse sentimento. Os outros habitantes de Jericó são descritos como “desobedientes”, indicando que estes não compreenderam os sinais de que era tempo para a sua salvação. Podemos tropeçar na “mentira branca” de Raabe (Josué 2:4-6), mas a sua clara confiança nos desígnios de Deus valeu-lhe um honrado lugar no livro de Hebreus sendo contada entre os “heróis da fé”.
Parece que este texto do Velho Testamento contradiz o amor de Deus, por isso leiamos o texto de João 3:36 “por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que , todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”. No novo Testamento o julgamento de Deus é o admirável pano de fundo para o amor de Deus: é o amor de Jesus Cristo que nos protege do julgamento (Romanos 5:8-10). A história de Raabe, no seu contexto histórico, é um exemplo da realidade eterna para os que estão em Cristo. Devemos ter a coragem de deixar toda a injustiça e pecado deste mundo e encontrar a salvação em Jesus Cristo.

Adoração e Acções de Graça
-A santidade, a justiça, o amor, e misericórdia de Deus

Intercessão
-Renúncia à injustiça e ao pecado e retorno para Deus; santidade; clara profissão de fé; defesa da verdade e do plano de Deus.
-Ambiente; globalização; receio do futuro; “cobradores de impostos e pecadores”.

1 comentário:

Anónimo disse...

E para quando uma outra semana de oração? :) Esta foi muito encorajadora. É mais fácil manter a disciplina quando estamos juntos num propósito. Obrigada, irmãos, pela fidelidade e por ensinarem o caminho. Um abraço da Sofia